
SOLYD Property Developers aposta em novos segmentos de mercado e intensifica expansão
A SOLYD Property Developers chegou ao mercado imobiliário português há apenas seis anos e tem vindo a deixar a sua marca, sendo atualmente uma das promotoras líderes em Portugal.
Desde meados de 2015, a SOLYD adquiriu e desenvolveu mais de 50 edifícios/lotes localizados em Lisboa, Cascais, Oeiras, Setúbal e Loures, num investimento total de mais de EUR 760 milhões. Os projetos correspondem a cerca de 1.800 apartamentos novos (dos quais cerca de 600 já vendidos) e mais de 60 lojas, num total de 400.000 m2 de Área Bruta de Construção.
A SOLYD surgiu num momento em que a economia nacional começava a reerguer-se da anterior crise financeira, que assolou o país entre 2010 e 2014. O ambiente era propício ao crescimento: o turismo em Portugal estava a ganhar força e, por essa altura, surgiram também programas de atração para estrangeiros, como o Golden Visa. “Esta conjuntura, aliada à existência de incentivos à reabilitação urbana, perspetivava boas oportunidades de promoção imobiliária, nomeadamente em projetos residenciais e turísticos (alojamento local), de reabilitação urbana,” explica Gonçalo Cadete, Managing Partner da SOLYD Property Developers.
Foi neste contexto que, em 2015, nasceu a SOLYD, uma promotora imobiliária que veio combinar o conhecimento do mercado português da Estoril Capital Partners, com os recursos e a experiência a nível mundial do European Principal Group da Oaktree Capital Management.
Os primeiros passos da empresa foram dados na área da reabilitação urbana residencial, em Lisboa e no Estoril, dirigida aos segmentos mais elevados de mercado, tanto nacionais como estrangeiros. A partir de 2017 começou a desenvolver projetos residenciais de construção nova, dirigidos maioritariamente aos segmentos médio e médio-alto nacionais, área em que “se verificava um enorme défice de produto qualificado”, refere Gonçalo Cadete.
E, assim, surgiram vários projetos que a promotora tem hoje em carteira em Lisboa (Lumiar, Olivais), Oeiras (Miraflores), Cascais (Monte Estoril), Setúbal e Loures.
Com a retoma da economia prevista para 2021, a promotora imobiliária SOLYD acredita que vai ser possível lançar novos produtos no mercado, ajustados às necessidades dos compradores e utilizadores, e alinhados com as novas tendências que se acentuaram com a pandemia.
Além dos vários projetos que a SOLYD tem hoje em desenvolvimento, “continuamos em busca de novas oportunidades, tanto na Área Metropolitana de Lisboa, como em outros mercados, nomeadamente no Grande Porto”. E estas oportunidades não se centram apenas na área ‘build-to-sell’, já que “existe uma forte aposta no desenvolvimento de projetos especificamente concebidos para arrendamento residencial de longo-prazo (‘build-to-rent’).
A par do residencial, a SOLYD está a desenvolver o seu primeiro projeto de escritórios, já totalmente adaptado às exigências do mundo pós-Covid-19, e está também a estudar a sua entrada no segmento turístico.